Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dúvidas Frequentes

Acessos: 509

01. O que é necessário para efetuar meu cadastrado na Biblioteca?

O cadastro na Biblioteca se dará conforme o tipo de usuário. O usuário externo deverá apresentar documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência original ou cópia (água, energia, telefone fixo). Já o usuário com vínculo institucional (discentes, técnico-administrativos e professores) deverá apresentar documento de identificação com foto e número do CEP residencial. Deverá ainda apresentar cadastro completo (com foto recente estilo 3x4) e vínculo finalizado no SIG (SIGAA/SIGRH).

 

02. Até quantos exemplares poderei emprestar? 

Para discentes, técnico-administrativos e professores substitutos, até 03 títulos, restritos a um exemplar de cada, no prazo de 07 dias ininterruptos. Para docentes efetivos, até 05 títulos, restritos a um exemplar de cada, pelo prazo de 10 dias ininterruptos.

 

03. Como funciona o empréstimo entre bibliotecas?

O usuário, caso tenha interesse, poderá solicitar o empréstimo de obras pertencentes a outras unidades do Sistema de Bibliotecas da Unifesspa, desde que as mesmas não sejam de consulta local. Para tanto, ele deverá fazer a solicitação junto à Biblioteca de sua Unidade, informando os dados bibliográficos da obra requerida, bem como a Biblioteca de origem. Informamos que a distribuição dos materiais é realizada pelos Correios e os prazos de entrega variam de 5 a 10 dias úteis, conforme a unidade de origem do material.

 

04. Como funciona a renovação?

A renovação bibliográfica é concedida uma única vez pelo período de 07 (sete) dias, para discentes, técnico-administrativos e professores substitutos, e de 10 (dez) dias, para docentes efetivos. Deverá ser realizada, impreterivelmente, no último dia do prazo estabelecido para a devolução da obra até ás 23h59min via Sistema SIGAA, pelo próprio usuário ou na Biblioteca, via Setor de Referência, durante o horário de funcionamento da mesma, desde que não haja solicitação de reserva feita por outro usuário.

 

05. Como fazer a renovação on-line?
Acessando o módulo SIGAA, clicando na aba "Biblioteca" e em “Empréstimos”, selecionar a opção “Renovar meus Empréstimos”, depois selecionar os materiais a serem renovados e clicar no botão “Renovar Empréstimos Selecionados”.

 

06. Não consigo renovar pelo SIGAA, e agora?
Caso o usuário tenha problemas ao realizar a renovação on-line, poderá fazê-la presencialmente na Biblioteca ou ainda solicitar por telefone, conforme a unidade de origem da obra: (94) 2101-7186 (Marabá, Unidade I), (94) 2101-5939 (Marabá, Unidade II), (94) 2101-1013 (Rondon), (94) 2101-1017 (São Félix do Xingu), 2101-1021 (Xinguara) e 2101-5937 (Santana do Araguaia). Caso não seja possível realizar a renovação de nenhuma das formas mencionadas, o usuário deverá salvar a página de erro e apresentá-la à coordenação da Biblioteca no dia seguinte para resolver a situação.

 

07. A obra com reserva pode ser renovada?
Não. A reserva se sobrepõe à renovação.

 

08. Como funciona a reserva de material?
O usuário poderá efetivar uma reserva bibliográfica, via SIGAA on-line, em qualquer dia/horário, ou, via Setor de Referência, durante o horário de funcionamento da Biblioteca. O atendimento às reservas obedecerá à ordem cronológica das solicitações. As obras do acervo reservadas serão liberadas para empréstimo durante o horário de funcionamento da Biblioteca, permanecendo disponível ao usuário solicitante por 24h. Após a expiração do prazo a obra será repassada a outro usuário ou reintegrada ao acervo. Não será permitida a reserva de obra que já se encontre em poder do usuário. Não será permitida a reserva de título que possua pelo menos 01 (um) exemplar regular disponível no acervo. Não será permitida a reserva de obras de consulta local.

 

09. Posso reservar um livro que esteja disponível no acervo?
Não. A reserva só será permitida quando todos os exemplares regulares de um título estiverem emprestados.

 

10. Onde retiro a obra reservada?
No Setor de Referência (balcão de atendimento) da Biblioteca de origem da obra reservada.

 

11. Qual o prazo para retirar a obra reservada?
24 horas, a contar da data e horário da reserva. As obras reservadas serão liberadas para empréstimo durante o horário de funcionamento da Biblioteca.

 

12. Meu amigo pode emprestar ou renovar uma obra em meu nome?
Não. O empréstimo e a renovação são intransferíveis.

 

13. Meu amigo pode devolver uma obra em meu nome?
Sim.

 

14. Posso fazer a devolução das obras em meu poder em qualquer biblioteca da Unifesspa?
Não. A devolução do material será somente na biblioteca de origem.

 

15. Existem materiais com regras de circulação diferenciadas?
Sim. Cada título bibliográfico terá obrigatoriamente um exemplar denominado “consulta”, restrito ao acesso interno nos dias e horários de funcionamento da Biblioteca. O “exemplar de consulta” não será, em nenhuma hipótese, disponibilizado para empréstimo domiciliar, sendo apenas liberado para reprografia. Não é permitido o empréstimo domiciliar ou reprográfico de obras de referência, mapas e materiais digitais. Normas técnicas, relatórios de estágio, trabalhos acadêmicos e exemplares de consulta local serão liberados somente para empréstimo reprográfico.

 

16. Como ex-aluno ainda posso retirar livros nas bibliotecas da Unifesspa?

Não. O empréstimo domiciliar é exclusivo para discentes e servidores com vínculo ativo na Unifesspa. O usuário que não possuir vínculo institucional ativo, terá direito apenas ao serviço de consulta local, ou ainda, caso tenha interesse, poderá cadastrar-se como usuário externo para utilizar também o serviço de reprografia.

 

17. Como proceder em caso de extravio ou roubo de material da Biblioteca sob a minha responsabilidade?
Em caso de extravio, furto, roubo ou dano involuntário do material que esteja sob a responsabilidade do usuário, este deverá dirigir-se, o mais breve possível, à Coordenação da Biblioteca de origem do material, a fim de realizar os trâmites para a reposição idêntica do patrimônio público, no prazo acordado e dentro dos critérios estabelecidos pela referida Coordenação.

 

18. O que é a Certidão Negativa de Débito Bibliográfico (Nada Consta), qual a sua finalidade e como solicitá-la?

A Certidão Negativa de Débito Bibliográfico, ou simplesmente “Nada Consta” é um documento no qual se declara não existir débitos nas bibliotecas da Unifesspa em nome do usuário solicitante. Somente deverá ser solicitado/emitido quando ocorrer a desvinculação temporária ou permanente do usuário com a instituição (no trancamento de matrícula, na conclusão de curso, na exoneração, etc.), uma vez que, tendo emitido o documento, o usuário não poderá mais realizar empréstimos com ele. O Nada Consta também é exigido para a liberação dos diplomas acadêmicos.

 

19. Estou com problemas relacionados à biblioteca, como devo proceder?
O usuário deverá entrar em contato diretamente com o Setor de Referência (balcão de atendimento) da biblioteca de sua unidade, onde, conforme a situação, será encaminhado à Coordenação da Biblioteca.

 

20. Gostaria de sugerir títulos para compor o acervo, como devo proceder?
A seleção dos títulos que compõem o acervo é de responsabilidade das faculdades. Caso o usuário tenha interesse em sugerir obras para o acervo, deverá encaminhar a proposta a sua faculdade.

 

21. Como faço para doar livros para a biblioteca?
Antes de efetuar a doação, o usuário deve estar ciente de que a Biblioteca deve manter o acervo relevante, atual, preciso, oportuno e ajustado às demandas e expectativas dos usuários da Universidade. Nesse sentido, somente serão aceitas doações que estiverem dentro desses critérios.
Para fazer uma doação, o usuário deverá enviar à Biblioteca, via e-mail, uma lista contendo as referências bibliográficas das obras a serem doadas. Após análise, a Biblioteca enviará uma resposta sinalizando os títulos de potencial relevância para a instituição. O usuário então deverá encaminhar as obras selecionadas à Biblioteca onde assinará um Termo de Doação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página