Biblioteca Setorial Campus do Tauarizinho

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 21h40 | Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 21h05 | Acessos: 850

A Biblioteca Setorial Campus do Tauarizinho (BSCT) faz parte do Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) por meio da Coordenadoria de Biblioteca Central (CBC) e está localizada na Cidade Universitária (Campus de Marabá). Foi instituída a partir do desmembramento do acervo da Biblioteca Setorial Josineide da Silva Tavares, localizada na Unidade I do Campus de Marabá, e da Biblioteca II, localizada na Unidade II, com o objetivo de atender aos cursos da Cidade Universitária.

Não obstante de ter iniciado suas atividades em novembro de 2017, a nova biblioteca foi oficialmente inaugurada no dia 15 de junho de 2018, data da inauguração dos prédios administrativo e multiuso da Cidade Universitária, eventos relacionados à solenidade em comemoração dos 5 anos da Unifesspa.

A BSCT apresenta o acervo voltado a atender prioritariamente aos seguintes cursos:

ü  Agronomia;

ü  Artes visuais;

ü  Ciências biológicas;

ü  Ciências econômicas;

ü  Educação do Campo;

ü  História;

ü  Letras - língua inglesa;

ü  Letras - língua portuguesa;

ü  Psicologia;

ü  Saúde coletiva;

ü  Ciências Naturais;

ü  Física;

ü  Matemática;

ü  Química;

ü  Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional na Amazônia (PPGPAM)

ü  Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA);

ü  Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS);

ü  Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET);

ü  Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST);

ü  Especialização em Ensino, Educação Histórica e Direitos Humanos;

ü  Especialização em Abordagens Culturalistas.

No que tange ao espaço físico, a Biblioteca ocupa uma área total de 285.59m², sendo 98.86m² destinados ao acervo de livros e 154.96m² destinados aos usuários. Possui ambientes desobstruídos que facilitam a movimentação de cadeirantes e pessoas com deficiência visual. O prédio onde está situada a Biblioteca dispõe de banheiros adaptados e rampa de acesso com corrimão.

A Biblioteca é totalmente climatizada e está dividida nos seguintes ambientes:

ü  salão de pesquisa com 11 (onze) mesas e 33 (trinta e três) assentos;

ü  1 (uma) mesa para pessoa com deficiência (PcD);

ü  área destinada ao acervo com 40 (quarenta) estantes dupla-face de design moderno;

ü  02 (duas) salas de estudo em grupo equipadas com mesa de reuniões e acomodação para 06 (seis) pessoas por sala;

ü  09 (nove) estações para estudo individual equipadas com tomadas elétricas;

ü  12 (doze) estações de pesquisa acadêmica equipadas com computadores e acesso à internet, sendo 01 (uma) para acesso exclusivo ao catálogo on-line e 01 (uma) reservada para PcD, com software para leitura de pessoas com baixa visão;

ü  balcão de referência;

ü  sala administrativa.

O acervo da Biblioteca é aberto, possibilitando livre acesso às estantes. Compõe-se de livros, folhetos, periódicos, obras de referência (dicionários, enciclopédias, manuais, atlas, etc.), trabalhos acadêmicos e materiais em formatos especiais (CD-ROM e DVD). Destina-se aos discentes, docentes, servidores técnicos administrativos e à comunidade em geral.

• Orientação sobre a utilização das normas da ABNT;
  • Acesso à internet.
  • Acesso à pesquisa ao periódico eletrônico da CAPES.

Contatos:

• Coordenação: (94) 2101-7186

• Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira: 08h às 21h30.
  • Endereço: Avenida dos Ipês, s/n, Cidade Universitária, Loteamento Cidade Jardim. CEP: 68507-590 - Nova Marabá, Marabá / Pará.

Equipe:

Alessandra Helena da Mata Nunes (Coordenadoria)

Adriana Barbosa da Costa (Departamento de Serviço de Referência)

Willian Oliveira da Silva (Departamento de Serviço de Referência)

Mateus Rogério Nascimento da Silva (Estagiário)