Biblioteca Josineide Tavares

A Biblioteca Setorial Josineide da Silva Tavares (BSJST) é parte integrante do Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), sendo a biblioteca mais antiga da Instituição. Foi assim nomeada em homenagem a estudante do curso de Pedagogia da UFPA (Campus de Marabá), “Josineide da Silva Tavares”, assassinada em 1998.

A Biblioteca está localizada na Unidade 1 da Unifesspa Campus Marabá e funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 21h (com atendimento ao público até às 20:50), ininterruptamente, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. A Biblioteca possui identificações em Braille e libras e é aberta a todos os discentes, servidores e terceirizados da Unifesspa, assim como à comunidade externa.

O acervo da Biblioteca é aberto, possibilitando livre acesso às estantes para uma pesquisa mais proveitosa.  Compõe-se de livros, folhetos, periódicos, obras de referência (dicionários, enciclopédias, manuais, atlas, etc.), trabalhos acadêmicos e materiais em formatos especiais (CD-ROM e DVD).

O acervo é voltado, principalmente, ao público dos cursos de:

• Ciências Sociais;
  • Direito;
  • Geografia;
  • Pedagogia e;
  • Especialização em Geotecnologias e Recursos Naturais na Amazônia Oriental (GEONAT).

Quanto à infraestrutura, a BSJST é totalmente climatizada, sendo composta por salão de pesquisa, área destinada ao acervo, balcão de referência e sala administrativa. Possui 10 (dez) cabines de estudo individual, 08 (oito) mesas para estudo individual e 08 mesas de estudo em grupo.

Disponibiliza aos usuários 10 (dez) computadores com acesso à internet, sendo 09 (nove) destinado à pesquisa (EPAC’S) e todos estão equipados com os programas especiais: DOSVOX para o atendimento de usuários com deficiência visual, PROGRAMA R, PROGRAMA RSTUDIO e PROGRAMA MIKTEX para os alunos realizarem análises e modelagens estatísticas, e 01 (um) de uso exclusivo para pesquisa ao acervo on-line do sistema SIGAA/BIBLIOTECA.

Horário de Funcionamento

A Biblioteca funcionará de segunda à sexta-feira, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, em horário comercial (8h às 12h e 14h às 18h).

Serviços oferecidos

• Empréstimo domiciliar
  • Devolução bibliográfica
  • Renovação bibliográfica