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Comut

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2017, 09h38 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2017, 09h38 | Acessos: 152

          O Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) é um programa que tem como propósito facilitar o acesso à informação necessária ao desenvolvimento científico, educacional e tecnológico do País. Concede a obtenção de reproduções de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços internacionais de informação.

          Foi instituído em 5 de agosto de 1980 através da Portaria nº 456 pelo então Ministério da Educação e Cultura, tendo como responsável a Capes. Nos anos seguintes, o IBICT, o Finep e a Sesu passaram a integrar com a Capes a corresponsabilidade pelo Comut.

          Por meio da automatização em 1996 houve a possibilidade de melhorias dos procedimentos operacionais e administrativos, proporcionando maior eficiência em todo o processo de comutação bibliográfica. Em 1998, é criado um sistema de transferência eletrônica de documentos, com o objetivo de agilizar o atendimento ao usuário.

          Atualmente o Comut conta com 394 bibliotecas base, 2304 bibliotecas solicitantes e 54.058 usuários.

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